Nota de Pesar - Fernando José Benesi

02 de setembro de 2020

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lamenta o falecimento do médico-veterinário Fernando José Benesi, renomado pesquisador e professor da Clínica de Grandes Animais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), vítima de um infarto.

Benesi era mestre em Patologia Clínica Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Patologia Experimental e Comparada pela FMVZ-USP. Realizou pós-doutorado na Escola Superior de Veterinária de Hannover-Alemanha, na área de ginecologia e obstetrícia bovina, com ênfase em estudos de neonatologia. Durante sua trajetória, atuou como consultor “ad hoc” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Também era professor convidado da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Federal da Bahia, professor colaborador da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Botucatu, e assessor científico da Universidade Estadual de Londrina.

Nos últimos anos, vinha colaborando com a Comissão Técnica de Saúde Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) na elaboração de um guia sobre brucelose, que será lançado em breve.

O CFMV reconhece e agradece Fernando José Benesi por seu trabalho e dedicação. Aos familiares e amigos, manifestamos nossos sentimentos de solidariedade.

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do CRMV-SP