Bem-estar Animal

Comissão Nacional de Bem-estar Animal - COBEA/CFMV

Comissão Nacional de Bem-estar Animal (Cobea) tem como atribuições o estudo e a apreciação de temas relacionados ao bem-estar dos animais de experimentação, produção, companhia, silvestres, esportes e de trabalho.

Composição:

Presidente

Méd. Vet. Kellen de Sousa Oliveira (CRMV-GO nº 2804)

Possui graduação e mestrado pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorado e Pós-doutorado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Jaboticabal). 
Atualmente, é docente do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG. Ministra as disciplinas de Criação de Animais de Estimação, Comportamento de Cães e Gatos e Nutrição de Cães e Gatos.  Kellen de Sousa também é representante da UFG da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação do MAPA, e autora do Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação do ministério.
A médica-veterinária coordena o projeto de extensão “Terapia Assistida por Animais”, em hospitais de Goiânia (GO).

 

 

Integrantes

Méd. Vet. Rosangela Ribeiro Gebara  - CRMV-SP nº 9264

Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da USP (FMVZ-USP). Atuou como clínica de cães e gatos e foi professora das disciplinas de Clínica Médica e Bem-Estar Animal.
É especialista em Bem-Estar Animal pelo Cambridge e-Learning Institute  e especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da USP.
Rosangela Gebara é também mestre em Ciências Veterinárias pela FMVZ-USP e membro das Comissões de Ética ao Uso de Animais (CEUA) da UNIFESP e da FMU. 
Integrante da Comissão de Bem-estar animal do CRMV-SP desde 2017, a médica-veterinária atua como gerente de Programas Veterinários da ONG Internacional - Proteção Animal Mundial (World Animal Protection), coordenando os programas de Gerenciamento Humanitário de Populações Caninas e Felinas, Manejo de Animais em Desastres e Educação em Bem-estar animal.

 

Méd. Vet. Maria do Rosário Ramalho Garcia - CRMV-CE nº 1620

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como clínica de cães e gatos, coordenou a Vigilância Sanitária, Ambiental e Zoonoses em municípios na área metropolitana de Fortaleza e o Centro de Controle de Zoonoses da cidade. Atualmente, coordena os cursos de pós-graduação de Médico Veterinário da Equalis. É Especialista em Auditoria em Saúde pela Escola de Saúde Pública. 
Indicada pelo CFMV, entre os 4 nomes ao Prêmio de Bem-Estar Animal da Associação Mundial de Veterinária (WVA).  Presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-CE desde de 2018, e assessora técnica da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal. Coordena os Programas de Educação e Conscientização de Guarda Responsável e Bem Estar Animal e o Programa de Controle Populacional, Registro, Identificação e Implantação de Microchps no município de Fortaleza.

 

Zoot. Manuela Silva Libânio Tosto -  CRMV-BA nº 0105/Z

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em programa de Doutorado Integrado pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é professora adjunta IV da Universidade Federal da Bahia, Campus Ondina, Salvador (BA). Ministra aulas de Bioclimatologia, Ambiência, Comportamento e Bem-estar Animal e Ovinocultura na graduação em Zootecnia e Nutrição de Ruminantes básica na pós-graduação. Integrante da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do CRMV/BA. Coordena a unidade de ensino, pesquisa e extensão em caprinocultura da Fazenda Experimental de Entre Rios-UFBA. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de pequenos ruminantes, forrageiras da caatinga, comportamento e bem-estar animal.

 

Zoot. Elisa Kohler Osmari - CRMV-RS nº 0796/Z 

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ela é mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou em vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul na área da pecuária. Ministrou cursos de nutrição e manejo de pastagem para bovinos e bubalinos de leite e foi coordenadora regional em Boas Práticas Agropecuárias em Bovinos de Corte da Embrapa, em Rondônia. É integrante da Comissão de Serviço Social do CRMV/RS. Trabalhou com ruminantes, coelhos e chinchilas, dentre outros. É também analista na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), onde faz parte do setor de gestão de campos experimentais animal, na gestão ambiental e em sistema de inteligência de dados da pecuária.