Comissão - Educação da Medicina Veterinária

Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária - CNEMV/CFMV

A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) tem a missão de servir como órgão de consulta e assessoramento técnico da Diretoria Executiva e do Plenário do CFMV. A CNEMV se faz necessária ao exercício pleno da competência normativa, jurisdicional e administrativa do CFMV em questões relacionadas à educação.

É atribuição da CNEMV: emitir pareceres, elaborar minutas e resoluções, programar e realizar seminários e/ou congressos de ensino.

Composição:

Presidente

Méd. Vet. Maria José de Sena (CRMV-PE nº 1771)

Ela é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui experiência em gestão nos seguintes cargos: Coordenadora de curso de Graduação em Medicina Veterinária; pró- reitora de ensino de Graduação e reitora. No momento,  é assessora do reitor. É membro da Acadêmica Pernambucana de Medicina Veterinária, Academia Morenense de Letras e Artes e Academia Pernambucana de Ciências.

Integrantes

Méd. Vet. Eros Luiz de Sousa (CRMV-PR nº 4432)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, ele é doutor em Princípios da Cirurgia pela Mackenzie, mestre em Ciência Animal, área de concentração em Cirurgia, pela PUC/PR. Especializado em Cirurgia e Anestesiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Possui experiência em gestão educacional, com a coordenação de curso da Faculdade Evangélica Mackenzie,  integrando o Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) da PUC/PR e presidindo a Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária (CRMV-PR). Atualmente, é professor de Anatomia, responsável pelo serviço de Gastroenterologia Veterinária do Hospital Veterinário na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e atuante na Cirurgia e Gastroenterologia de Serviço Privado em Curitiba.  É professor convidado na pós-graduação de Gastroenterologia da Universidade Positivo e Clínica médica da PUC/PR.Tem experiência na área de Anatomia, Gastroenterologia e Cirurgia Veterinária, principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Digestiva, Videocirurgia, Cicatrização e Patologia Veterinária.

Méd. Vet. Carina Martins de Moraes (CRMV-PA nº 3857/S)

É professora associado II da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Pará (Campus Castanhal,) professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) da universidade e professora permanente do curso de Especialização em Defesa Sanitária e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia (IFPA). Atuou também como docente convidada no curso técnico em Agroindústria do IFPA. A servidora atua ainda nas comissões de assistência estudantil e de avaliação do ensino remoto emergencial do Instituto de Medicina Veterinária (IMV) da Universidade Federal do Pará.

Méd. Vet. Miliane Moreira Soares de Souza (CRMV-RJ nº 4467)

Professora titular da área de Bacteriologia da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) atuando como orientadora nos Ppogramas de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária; principalmente na análise da diversidade, resistência e virulência de agentes bacterianos em ambientes de produção, manutenção e cuidados clínicos de animais numa abordagem de Saúde Única. Atuou como Coordenadora do curso de graduação em Medicina Veterinária da UFRRJ, como presidente da CPA - UFRRJ. Foi integrante da Comissão Assessora do INEP na área de Medicina Veterinária para o ENADE  e da Comissão de Ensino do CRMV-RJ. Participou como bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2 e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). 

Méd. Vet. Maria Clorinda Soares Fioravanti (CRMV-GO nº 1321)

É professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Patologia Veterinária / Conservação de Recursos Genéticos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: fotossensibilização, conservação e caracterização de bovinos de raças locais (Curraleiro e Pantaneiro), nefrologia, hepatopatia e nutrição clínica de cães e gatos. Orienta mestrado e doutorado no programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da EVZ/UFG. Atualmente é diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, vocal da Associação Latinoamericana de Buiatria e membro da Diretoria do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinárias.